sexta-feira, 26 de novembro de 2010 - Postado por Kamila Silva às 17:47
No dicionário a palavra Vestibular deveria ter o sentido trocado, afinal, muito além de um teste para selecionar candidatos para um curso de graduação, se trata de uma obsessão, um tormento e uma entrada triunfal na complicada vida de adulto que se terá a partir daquele instante.
Passa-se a só pensar, falar e agir em prol dele. Esquece-se ações racionais como cuidar de sua saúde física e mental e se concentra na lógica para resolver questões algébricas a cinemática, já o emocional vira uma velha lembrança de uma época em que tudo que se tinha para se preocupar era um trabalho copiado do Wikipédia na semana seguinte, e então, do primeiro ao último estágio, torna-se um total desespero do que fazer da sua vida a partir daquele divisor de águas. Quase não existe amigos que não compartilhem do mesmo tormento, até porque eles não agüentariam ouvir tanta ladainha sobre aquela bendita questão de esterificação ou como aquela universidade x lhe mudaria toda a vida. A propósito, o x lhe trará grandes pesadelos, como uma incógnita que após uma folha de conta - onde obviamente você só poderia realizar em três minutos - sempre dará entre 1, 0, 2 e meio.
Nas relações familiares, os pais se dividiram entre duas vertentes, os que lhe cobraram o melhor desempenho possível (ou impossível) e os que não entendem aquele momento como algo realmente extressante, até porque, em um pais onde a educação é menosprezada ao extremo, são poucos os que estiveram na mesma situação que seus filhos.
Haverá festas e eventos que você gostaria de ir, mas poucos que você irá sem aquela velha consciência no fundo da mente: você deveria estar estudando, sabia? Então, por fim, após intermináveis horas que voam quando se esta na frente de um conjuntos de papéis e questões que podem melhorar, piorar ou intensificar sua vida, você esperara resultados e próximas fases. Como em um vídeo game do Sonic onde é necessário passar por todas as fases, colhendo anéis, economizando vidas e se preparando para o grande chefão, o problema é só saber se o Robotinic é a prova ou depois, quando se já esta na Universidade.